Corro para o Alvo

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.14-15

quarta-feira, julho 13, 2011

JESUS NO BARCO FAZ TODA A DIFERENÇA

JESUS NO BARCO FAZ TODA A DIFERENÇA 
Autor: Pr. João Batista de Souza 


Introdução:
Existe uma história na Bíblia muito interessante. Está em Marcos capítulo 4. Nesta história, o mar representa a vida de um modo geral, o barco a nossa vida pessoal, os discípulos somos nós e Jesus um convidado especial. Vamos analisá-la:
Bem, uma coisa importante que temos que saber é que o mar é muito grande e muito belo. A nossa vida também é grande e bela. Porém o texto diz que Jesus se convidou a entrar no barco de Pedro e após alguns instantes veio uma grande tempestade.
I - Então a primeira lição que tiramos deste texto é que o fato de Jesus estar em nosso barco não significa que não enfrentaremos tempestades. O mar é lindo, é grande, mas também há relatos de coisas difíceis que acontecem no mar, assim é também com a nossa vida. Ela é bela é grande, mas também acontecem intempéries. 
Com isso quero dizer que assim como o mar mudou repentinamente, a nossa vida também pode mudar. As vezes as mudanças acontecem muito rápidas. Temos uma decisão a tomar: passar pela tempestade com Jesus ou sem Jesus! 
É sempre bom lembrar que assim como todos os barcos enfrentaram a tempestade, o barco de Pedro também enfrentou, porém ele estava com Jesus no barco e isto faz toda a diferença.
II - A segunda lição que quero compartilhar é que na hora da tempestade os discípulos ficaram com medo e o medo é algo muito terrível para as nossas vidas.
Claro que existe um tipo de medo que é bom, como você olhar um pit bull e ter medo dele te morder, este tipo de medo é benigno, evita desastres e outras coisas mais. Porém ha um tipo de medo que é neutralizante e acaba por roubar a fé de quem o possui.
Os discípulos estavam com medo. Eles procuraram Jesus por medo e não por fé. 
Quero falar algumas verdades sobre o medo:
1ª O medo faz voce tratar pessoas que sempre te ajudaram como se fossem o seu inimigo - veja que eles chegam a Jesus dizendo: voce nao se importa que vamos morrer? Eles exigiam algo de Jesus, como se Jesus fosse o culpado da tempestade.
2º O medo causa amnésia, esquecimento - Jesus havia curado paralíticos, cegos, multiplicado pães e feito muitas maravilhas e agora diante da tempestade, eles se esqueceram de quem estava com eles no barco e do que ele era capaz de fazer.
3º O medo faz que as pessoas que estão desesperadas exijam que as que estão calmas se desesperem também - Os discípulos chegaram até Jesus exigindo que ele fizesse alguma coisa, esvaziar o barco! Eles procuraram a Jesus e, ao ver Jesus dormindo, eles gritam: não te importa que morramos? Em outras palavras, levanta daí e faça alguma coisa. Pegue um balde e nos ajude a esvaziar o barco etc........
Eles procuraram Jesus por medo e não por fé.
O medo neutraliza a fé. Faz agente ver somente o problema e não a solução.
A pergunta é: Jesus esta no seu barco?
Você procura Jesus por medo ou por fé?
O medo mostra o problema, a fé a solução.
O medo mostra a tempestade, a fé a bonança.
O medo mostra um problema sem saída, a fé mostra um Deus sem limites.
Deus não fica preocupado com o tamanho do nosso problema, ele se preocupa com a nossa atitude. Vamos agir por medo ou por fé?
Algumas pessoas não sabem enfrentar tempestades, elas se desesperam. Em uma tempestade, terá mais chance os que estiverem tranquilos.
Algumas pessoas não sabem tirar prazer da bonança e por isso vivem sempre em tempestades.
III - Lembre-se que no meio do vendaval, da mais densa tempestade, Jesus dormia. Aqui está a ultima lição deste texto.
Podemos ter paz no meio das tempestades. Jesus é apenas o convidado. O barco é seu. Você pode passar com ele ou sem ele. A opção é sua.
Mas gostaria de fazer mais uma consideração para meditação e fortalecimento: existem tempestades com raios e trovões, tempestades fortes e com granizo, tempestades que duram um dia e outras apenas algumas horas. 
Porém, todas tem algo em comum: todas passam e com certeza esta que você está enfrentando também vai passar.

Um comentário:

  1. É sempre bom ler uma palavra de encorajamento e de força no Senhor.
    A vida de ninguém é fácil. Todos precisam de Jesus.
    Continuemos a exortar os irmãos e anunciar a volta de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Graça e paz.
    Belo blog irmão.
    Continue sempre no trabalho.

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade para comentar. Que juntos sejamos edificados pelo Senhor.